
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Visita semanal aos projetos de Piscicultura do municipio de Quixelô

segunda-feira, 26 de julho de 2010
Visita da Secretária aos Projetos de Fruticultura

Preocupado não só com o desenvolvimento da agricultura familiar como também com a sustentabilidade da atividade, o prefeito Gilson Machado juntamente com a secretária de Agricultura Marta Rocha fecharam parceria com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento)para garantir a compra parcial da safra de nossos produtores de Goiaba.O produto será introduzido na merenda escolar do nosso município. Tal atitude fortalece o comprometimento desta gestão com o homem do campo,além de comprar uma parte da safra, a Secretaria de Agricultura irá auxiliar na venda do produto para a CEASA(Central de Abastecimento do Ceará)localizada em Maracanaú região metropolitana de Fortaleza.
Curso de Capacitação "Derivados do Leite"no Sitio Jiqui .
Dezessete produtores da comunidade do sítio Jiqui participaram durante uma semana da capacitação,ministrada pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural),onde aprenderam como aproveitar bem o leite,beneficiando de maneira adequada a confecção de seus derivados(iogurte,doce de leite e queijos de modo geral(minas,coalho,requeijão).Esses produtos serão preparados pela comunidade para fornecer através do projeto da compra antecipada da CONAB,enriquecendo a merenda escolar do município.
Criação do Conselho de Segurança do Desenvolvimento Social
Em cerimônia cívica com a presença de representantes da secretaria de segurança público e defesa social do nosso municípioocorreu a execução do hino nacional o diretor de relações públicas do conselho,Sr. Wagner Freitas que compôs a mesa convidando o Sr.José Simão,vice prefeito ,Marta Rocha a Secretária de Agricultura,Fabiana Martins, secretária de Educação ,o sargento Mendes secretário de Segurança Pública e Defesa Social do estado,fez um breve relato da importância do conselho e em seguida passou a palavra para o Tenente que de posse do edital convidou nominalmente cada conselheiro que compõe a única chapa inscrita e ressaltando o valor do trabalho a ser efetuado por cada um empossada a nova diretoria que ficou assim constituída:
Presidente:Ailton Fernandes da Silva
Vice Presidente:José Simão da Silva
1º Secretário:Maria de Fátima Oliveira Moreira
2º Secretário:Wagner Vieira de Araújo
Diretor de relações Publicas:José Wagner de Freitas
Diretor de Direitos humanos:Devania Maria da Silva Gomes
Diretor de Patrimônio Luiz Francisco Silva Melo
Conselho Fiscal
1ºmembro:Raugir Lima Cruz
2ºmembro:Zilda Fausta da Silva
3°membro:Francisco Ezio Soares Araújo
Entrega deTrator no Sitio Madeira Cortada II em Quixelô
A secretária de agricultura do município,Marta Rocha,acompanhada pelo gerente da EMATERCE-Iguatu Sr. Erivaldo,João Alves e o técnico agricola Ismak realizaram a entrega do trator na comunidade da Madeira Cortada II. Os implementos irão beneficiar também a comunidade de Garrota I.Esta conquista,demonstra bem a persistência das comunidades que mantém suas associações em pleno funcionamento e em dias com suas obrigações sociais.
terça-feira, 20 de julho de 2010
Aniversário do meu neto Bernardo
Ilha Grande e Boa Vista do Jiqui em Festa!!

Pescadores da comunidade do Sitio Ilha grande e Boa Vista do Jiqui comemoraram a chegada do projeto de Piscicultura na comunidade . O esforço do prefeito Gilson e da secretaria de agricultura de Quixelô em nome da secretária Marta Rocha e da Engenheira de Pesca Marceila Bernardo conseguiram formar uma parceria com o Banco do Brasil da cidade de Orós. Os pescadores das comunidades do sitio Ilha grande e Boa Vista do Jiqui agora poderão contar com sua própria renda.O Projeto de Piscicultura conta com o programa de financiamento DRS (Desenvolvimento Rural Sustentável).O encontro com os pescadores contou com a presença do prefeito Gilson, do vice José Simão, do presidente da câmara Joaquim Alves neto e do Vereador Chico Ribeiro, onde os mesmo fizeram o uso da palavra,todos agradeceram a senhora Nívia a gerente do Banco do Brasil de Orós por essa parceria com a prefeitura de Quixelô, a mesma falou da alegria em poder ajudar os pescadores da região Quixeloense,em seguida o Dr. Paulo landim também se disponibilizou em ajudar os pescadores no que precisar,e que vão estar Juntos nessa lutar pra valer.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Secretária de Agricultura presente no Encontro dos Territórios.
A territorialização dos espaços rurais cearense materializa a sintonia do Governo do estado do Ceará com a política territorial do Governo Federal. Quixelô participa do território Centro Sul Vale do Salgado juntamente com Iguatu, Acopiara e Catarina. Segundo Marta Rocha secretária de Agricultura do município de Quixelo... “através dos Territórios conseguimos a aprovação de projetos básicos para estruturação das Secretarias de Agricultura intitulada como a “prima pobre das prefeituras”tais como:Moto,kit de inseminação artificial e 10 tanques- rede auxiliando nossa secretaria no processo de capacitação para implantação de novos projetos .As palavras da Secretária Marta Rocha tornam ainda mais real a proposta dos Territórios de que os colegiados baseam-se nos princípios democráticos internos da cooperação e da solidariedade.
Visita Tecnica da Piscicultura
O Prefeito Gilson Jose de Oliveira juntamente com a Secretária de Agricultura Marta Rocha promovem a visita técnica para os grupos de Piscicultura do Sitio Ilha Grande e Boa vista do Jiqui. A visita aconteceu no município de Lavras da Mangabeira no distrito chamado de Quitaius no açude do Rosário. O objetivo da viagem é de incentivar nossos produtores a apostarem no projeto.esta viagem faz parte do calendário da Secretaria de Agricultura para a fase inicial de implantação do projeto.Segundo a responsável técnica a Engenheira de Pesca Marceila Bernardo:..."A criação de peixes em tanque rede tem sido uma alternativa rentável para a população ribeirinha que ate então tinham apenas a pesca artesanal como única fonte de renda para sustentar sua família. O projeto de Piscicultura tem um grande poder de mudança social. Pessoas que antes não viam alternativas a não ser ir para o sul ou sudeste, hoje obtêm junto de sua família seu sustento e vive de forma digna em sua comunidade. Portanto é um projeto que vale a pena apostar.”
Município de Quixelô recebe visita de profissionais do CONPAM (Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiental) para explicar o Programa Agenda A3P.
A preocupação com o meio ambiente é algo peculiar da gestão atual. A agenda ambiental na Administração Pública - A3P é um projeto que se iniciou no Ministério do Meio Ambiente,em 1998, e possui um papel estratégico na revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, no âmbito da administração pública.
A A3P tem por objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e a redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos, combater todas as formas de desperdício dos bens públicos e recursos naturais e reacender a ética e a auto-estima dos servidores públicos principalmente em relação ao atendimento de interesses coletivos. É o Quixelo Antenado com o meio ambiente.
Secretaria de Agricultura e o Projeto Mata Branca.
O Objetivo do projeto Mata Branca é contribuir para a preservação ,conservação, uso e gestão sustentável da biodiversidade do Bioma Caatinga nos estados da Bahia e do Ceara.O Bioma Caatinga é o único no mundo. Estende-se ao longo de todo nordeste brasileiro totalizando 11%%. A principal causa apontada para a degradação dos recursos naturais renováveis desse Bioma é a pressão causada pelo homem sob as mais variadas formas de uso, com intensidade e freqüência superiores a capacidade de regeneração natural dos mesmos.
Segundo a secretária de agricultura Marta Rocha é possível desenvolver a agricultura sem degradar de forma brutal o meio ambiente e aposta no Projeto Reflorestar é Preciso elaborado pela secretaria de agricultura e meio ambiente para diminuir o impacto da degradação ambiental do nosso município.
segunda-feira, 12 de julho de 2010
A secretária de agricultura de Quixelô Marta Rocha participou da II Conferência Nacional da Economia Solidária em Brasilia DF
A secretária de agricultura de Quixelô Marta Rocha participou da II Conferência Nacional da Economia Solidária, na condição de Delegada, 15 a 18 de junho em Brasília onde estiveram presentes 1.600 delegados de todo o Brasil, o lema debatido este ano foi “Pelo Direito de Produzir e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável’’.
_ “ Foi um momento privilegiado de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios aos órgãos governamentais na formação e avaliação de políticas públicas.” Disse a Secretária.
Juntamente com Marta Rocha, estavam os Delegados dos Municípios de Jucás (Rosangela Teixeira) Iguatu (Marcos Jacinto, Erivaldo Barbosa e Maria da Conceição) e de Saboeiro (Mouser), ambos fazem parte do Território Centro Sul e Vale do Salgado e participaram desta Conferência com o intuito de aprofundar a ampliação e o fortalecimento da economia solidária na Região Centro Sul.
Visita da Secretária de Agricultura e a Primeira dama aos Projetos de Fruticultura
A Secretária de Agricultura Marta Rocha e a Primeira Dama de Quixelô Francisca Josefa da Silva visitaram o produtor de goiaba Sr. João José da Silva na comunidade de Caldeirão. Na visita as duas ficaram encantadas com o pomar de apenas sete meses com plantas bem desenvolvidas e com produção para o início do próximo semestre.
“ Temos que incentivar a produção de frutas e hortaliças em nosso município pois temos um grande potencial de água e solos em nossa região e temos que aproveitá-los com culturas que tenham rentabilidade e economize os recursos naturais do nosso município.” Diz a Primeira Dama.
“Temos onze produtores de goiaba com 13 ha e pretendemos ampliar para 20 ha ainda este ano, além de incentivar os produtores de hortaliças com a implantação de unidades demonstrativas e duas Mandalas nas comunidades de Angicos I e Angicos II, uma parceria com o Governo do Estado através do projeto São José, que serão implantadas no próximo semestre.” Enfatiza a Secretária de Agricultura.
Encontro da Secretaria de Agricultura e Federação com Presidentes de Associação
A Secretária de Agricultura Municipal de Quixelô, Marta Rocha esteve presente na reunião da Federação das Associações de Quixelô – FAQ nesta segunda feira dia 28 de junho com a participação significativa dos associados. Na oportunidade foi feito acompanhamento dos Projetos da CONAB já implantados e em plena execução das Associações: Angicos I, Garrota II, Riacho do Meio/Gaspar e Córrego; projetos implantados a serem implementados a partir da 1.ª Semana de agosto das associações: Madeira Cortada II, Angicos II e Jiquí e dos Projetos em fase de implantação das Associações: Vila Antonico, Mulungu e Mata Pasto; liberação do Projeto dos Fogões Ecológicos das Associações: Córrego e Lagoa do Pé da Serra e no aguardo da liberação do mesmo Projeto de mais nove associações; tratores recebidos pelo município pelas associações: Madeira Cortada II, Urarizinho, Botão e Lagoa Redonda. Projetos aprovados e na fase de capacitação das Mandalas das Associações de Angicos I e Angicos II. O município através da Secretaria de Agricultura, da FETRAECE, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais beneficiado com mais vinte mandalas que entrarão na fase de execução.
Laudo do Garantia Safra 2010
A Secretária de Agricultura de Quixelô Marta Rocha acompanhou o técnico Antonio Ismak Bandeira no preenchimento dos laudos do Garantia Safra e pôde ver de perto o percentual da perca da Safra 2010 do Município que foi superior a 60%.Esta visita foi realizada quinta-feira, dia 24 de junho de 2010.A Secretária de Agricultura lamenta a triste realidade dos nossos agricultores.
Meio Ambiente de Quixelô-CE através do COMAQ.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Quixelô-CE realizou a I Conferência de Meio Ambiente no dia 25 de maio de 2010, onde estiveram presentes os representantes da SEMACE (Evaneida Peixoto e Edlene Queiroz), Membros do COMAQ (Coordenação de Meio Ambiente de Quixelô), Câmara de Vereadores, Vice-Prefeito, Professores, SAAE e Sociedade Civil.
A Conferência teve como foco a apresentação de ações realizadas em nosso município, no que diz respeito à preservação e conservação do Meio Ambiente para os representantes da SEMACE e Sociedade Civil. As ações foram realizadas pelo COMAQ, e Professores e Alunos da Escola Gonzaga Mota de Quixelô-CE.Oficina sobre Conservação de Água e Preservação do Meio Ambiente com Alunos da Escola Joaquim Gomes da Silva da Comunidade de Mulungu.
Após a Oficina foi distribuídas mudas nativas e efetuado o plantio das mesmas na própria escola.
Ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Quixelô-CE na Fruticultura
O Prefeito Municipal de Quixelô Gilson José de Oliveira, através de Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Quixelô-CE enviou o Secretário Adjunto - José Vieira de Lima e o Agricultor Familiar - José Guedes da Silva para ExpoFruit 2010 em Mossoró rio Grande do Norte nos dias 10 e 11 de junho de 2010, com caravana do SEBRAE – Iguatu.Na Exposição os enviados pelo Prefeito, participaram de palestras, exposições de frutas, visita a unidade de produção e exportação de melão, participaram também da rodada de negócio com compradores de frutas de São Paulo e Rio Grande do Norte onde o Secretário Adjunto já pôde observar os possíveis mercados consumidores de frutas e as inovação tecnológicas para a fruticultura irrigada.
quarta-feira, 7 de julho de 2010
Feira da Agricultura Familiar reúne 650 expositores em Brasília
Artesanato, alimentos e roupas fabricados por empreendedores familiares, além de atrações culturais, são atrativos oferecidos aos visitantes da 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - Brasil Rural Contemporâneo. Aberta na última quinta-feira (16), a feira vai até amanhã (20), na Concha Acústica, à beira do Lago Paranoá, em Brasília, e tem entrada franca.
_ “ Foi um momento privilegiado de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões relevantes que dizem respeito à sociedade, oferecendo subsídios aos órgãos governamentais na formação e avaliação de políticas públicas.” Disse a Secretária.
Assinar:
Postagens (Atom)