segunda-feira, 18 de julho de 2011

Secretario de Pesca e Aquicultura apresenta as metas de sua secretaria em 2011.


O Governo do Estado criou a Secretaria da Pesca e Aquicultura e indicou para seu comando o ex-deputado Flávio Bezerra que coordenou a criação do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e da lei da Pesca, e Manuel Furtado, PhD em Engenharia de Pesca, ex-diretor do Labomar e um entusiasta do Acquario Ceará e da aquicultura.Marta Rocha ao lado de Gesilene presidente da Associação de Piscicultores do município compareceram nesta reunião
três fatores principais foram falados neste encontro que aconteceu no PEC NORDESTE 2011: aumento das importações de pescado; diminuição das exportações do produto, em especial pela queda nas vendas de camarão; produção insuficiente e voltada para suprir a demanda interna.
O desafio da secretaria estadual consiste então em desenvolver o setor pesqueiro e A criação do MPA, que passou a realizar a gestão dos recursos pesqueiros com o Ibama e o fomento, com parte das verbas antes do Ministério da Agricultura, significou o retorno da política mais focada no desenvolvimento sustentável da atividade. Após sua criação, a produção nacional de pescados cresceu 25%.aquícola com sustentabilidade. No Ceará a produção é realizada dominantemente por pescadores artesanais e a lagosta é o produto de maior valor agregado. São mais de 10 mil pescadores de lagosta com 1.912 embarcações permissionadas de 3.072 no Brasil, que injetaram US$ 36,6 milhões na economia cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário