quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Acopiara sedia o I Salão Territorial do Centro Sul e Vale do Salgado




O evento discute ideias construídas coletivamente entre sociedade civil o poder público

Na manhã do dia (15), representantes do poder público e da sociedade civil estiveram reunidos no I Salão Territorial do Centro Sul Vale do Salgado. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Ensino Tecnológico (Centec) de Acopiara e encerrou na tarde do dia (16).

Na abertura do evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, prefeitos e o núcleo dirigente do território inclusive Marta Rocha Secretária de Agricultura de Quixelô assinaram o Pacto pela Implementação do Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS). Os atores envolvidos na implementação do PTDRS assumem o compromisso de planejar e acompanhar as ações de territorialização e definem uma estratégia capaz de mobilizar os potenciais humanos, materiais e financeiros em prol do desenvolvimento do território.

O secretário Nelson Martins destacou a importância da territorialização para uma administração democrática. “Através desse debate tiraremos o melhor em propostas e treinamentos”, frisou. O secretário falou que a SDA e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) trabalham com as políticas de territorialização e a SDA procura consolidar suas demandas com as do Plano Plurianual Anual (PPA) Estadual.

Nelson falou também de projetos como o que está sendo desenvolvido entre a Secretaria de Educação (Seduc) e a SDA, que inclui conteúdos sobre agricultura familiar nos currículos escolares das escolas profissionalizantes do Estado. Além disso, ressaltou a universalização da assistência técnicas aos agricultores como ações específicas dos territórios.

O articulador do MDA, Antônio Lacerda, destacou que o PTDRS é um documento elaborado de forma coletiva e que sintetiza as necessidades do território. “Nós construímos o plano a partir de dois anos de discussão de ideias construídas coletivamente entre sociedade civil o poder público”, lembrou. Lacerda considera o momento atual muito importante para discussão do plano com os conselhos municipais e criação dos comitês territoriais.

O vice-prefeito de Acopiara, Sebastião Filho, destacou a importância do evento para integração de políticas e união de forças entre os gestores do Vale do Salgado. Já a prefeita de Orós, Maria de Fátima, lembrou que o PTDRS é um subsidio que facilita o trabalho dos administradores e que rende bons frutos para o povo.

Os Salões Territoriais são promovidos pela SDA e MDA, com parceria do Instituto Agropolos.O eventos acontecerão nos 13 território rurais e de cidadania do Ceará para discutir controle social de políticas públicas e eliminação da miséria. O próximo Salão Territorial acontece no Território Inhamuns/Crateús, nos próximos dias 20 e 21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário