segunda-feira, 7 de maio de 2012

I Seminário Territorial do Sertão Centro Sul e Vale do Salgado, Sertão dos Inhamuns/Crateús, Sertão Central e Sertão de Canindé realizado pelo COMDETEC



A secretária de agricultura Marta Rocha e a engeheira de pesca Marceila Bernardo participaram deste evento em Piquet Carneiro e aproveitando o momento parabenizam o prefeito municipal de Piquet Carneiro por ter tanto compromisso e respeito com o homem do campo.Parabens!
 O secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, apresentou os projetos da Secretaria e as estratégias traçadas pelo órgão para amenizar os efeitos da estiagem Na última quinta-feira (26), o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, participou do I Seminário Territorial do Sertão Centro Sul e Vale do Salgado, Sertão dos Inhamuns/Crateús, Sertão Central e Sertão de Canindé. O evento aconteceu em Piquet Carneiro e foi promovido pelo o Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente (Comdetec). No encontro, Antônio Amorim apresentou os projetos da Secretaria e as estratégias traçadas pelo órgão para amenizar os efeitos da estiagem. Dentre as medidas adotadas, Antônio Amorim falou sobre a agilização para liberação dos recursos do Garantia Safra e anunciou que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar 400 mil toneladas de milho para comercialização no Nordeste. “Serão 200 mil toneladas do grão para agricultores familiares a um preço de R$18,10”, ressaltou. O secretário adjunto da SDA Antônio Amorim apresentou também uma linha de crédito de R$ 1 bilhão para empréstimo aos agricultores familiares no valor de até 12 mil reais. As contratações terão juros de 1% ao ano, três anos de carência e sete anos para pagar. O agricultor familiar que pagar em dia terá abatimento de 40%. Para os médios e grandes produtores os juros serão de 3,5% ao ano. O evento discutiu sobre a intervenção dos secretários municipais de agricultura nos programas apresentados e nas medidas emergenciais adotadas para enfrentar a seca. De acordo com Amorim, os participantes demostraram satisfação com os programas de convivência com o Semiárido negociados entre o Governos do Estado e Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário