quinta-feira, 28 de abril de 2011

Açude Orós começou a sangrar


O reservatório atingiu o nível máximo na madrugada de ontem. Porém, a elevação no nível da água é lenta

O Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará, transbordou na madrugada de ontem. Às 4h40, o açude atingiu a cota máxima e pela manhã, às 10 horas, uma lâmina de água de três centímetros começou a escorrer no lado direito do sangradouro. Os moradores desta cidade, localizada na região Centro-Sul, acordaram sob o barulho de queima de fogos. Era o sinal de que o reservatório estava sangrando.

Na manhã de ontem, centenas de moradores foram até o açude. Caminharam sobre a parede e assistiram ao início da sangria, no mirante, ao lado do sangradouro. A expectativa era de que a água atingisse pelo menos 10 centímetros, nível suficiente para escorrer por toda a extensão do vertedouro, formando o que eles chamam de "véu de água". Mas o reservatório vem recebendo uma recarga reduzida de água e a elevação do nível de água tem sido lenta.

Ainda sem o espetáculo da queda d´água em toda a extensão do sangradouro, o sentimento foi de frustração para quem visitou, ontem, o açude. "Pensava que já estava escorrendo por todo o sangradouro", disse a aposentada Maria dos Anjos, que veio de Icó.O dia de sangria do açude mexeu com o ritmo do município de Orós. Cedo, a população foi assistir à queda fina d'água que banhava a parede do Orós

Nenhum comentário:

Postar um comentário