segunda-feira, 27 de junho de 2011

Criação de tilápia em cativeiro se torna boa fonte de renda para pequenos agricultores


O texto da reportagem será descrito a seguir:"Com assistência técnica adequada, os resultados agradam os agricultores de Quixelô, no Ceará. Eles deram adeus a pesca artesanal e se orgulham de dizer que deixaram de ser pescadores para se tornarem criadores".É só copiar e colar o link e assistir com a gente!
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/06/producao-de-tilapias-e-fonte-de-renda-para-pequenos-agricultores-do-ce.html
Construído no Rio Jaguaribe pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas em 1961, o açúde no centro-sul do Ceará é o segundo maior reservatório do estado.
Depois das boas chuvas deste ano, a represa da água fica cada vez mais próxima de zonas rurais no município de Quixelô. O clima estimulou 46 famílias de pequenos agricultores se tornarem produtores de tilápia em cativeiro.
O quilo do peixe é vendido pelos criadores de Quixelô por R$ 5. Carlos de Souza é um dos que deu adeus à pesca artesanal e agora orgulha-se do título de pequeno empresário.
Até outubro do ano passado nada existia, em novembro o projeto foi implantado e hoje existem 122 gaiolas com espaço para ampliação para mais de 400 tanques.
Os pescadores têm a parceria do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf e da prefeitura, com empréstimo anual de R$ 27 mil.
Confira o vídeo com a reportagem completa e saiba como funciona o trabalho monitorado por engenheiros de pesca.
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/06/producao-de-tilapias-e-fonte-de-renda-para-pequenos-agricultores-do-ce.html
telefone de contato
Marta rocha ,Secretária de agricultura:88-96170024
Marceila Silva,Engenheira de Pesca:88-99085011

Nenhum comentário:

Postar um comentário